O Cerrado brasileiro em toda sua exuberância e variedade de ambientes!

O Cerrado é o segundo maior bioma do Brasil e cobre a maior parte do Tocantins, até a beira do Rio Araguaia, onde encontra a floresta amazônica de Igapó. O Cerrado se destaca por sua impressionante biodiversidade e paisagens únicas. Conhecido como a “caixa d’água do Brasil”, ele abriga nascentes de importantes bacias hidrográficas, como as dos rios São Francisco, Tocantins e Paraná.
Os ambientes do Cerrado são bastante variados, desde formações campestres até formações florestais. Dentre as principais encontradas nas RPPNs do Instituto Araguaia, estão: O capim nativo, que predomina nas áreas mais abertas e é composto por gramíneas e herbáceas resistentes ao fogo e à seca. A Mata de Galeria, que acompanha os rios e córregos, formando corredores de vegetação densa, com árvores altas e solo mais úmido. O Cerradão, uma formação florestal mais fechada, com árvores de médio e grande porte e maior sombreamento, lembrando uma transição entre o Cerrado e a floresta tropical. E o Cerrado Strictu Sensu, o mais característico do bioma, com vegetação arbustiva, árvores tortuosas de casca grossa, raízes profundas e folhas pequenas, todas adaptações às queimadas naturais e à escassez de nutrientes no solo.
Esses diferentes ambientes convivem em equilíbrio, sustentando uma enorme variedade de espécies de plantas e animais, muitos deles endêmicos e ameaçados de extinção, como a raposa-do-campo (Lycalopex vetulus), o pequizeiro (Caryocar brasiliense) e jacu-de-barriga-castanha (Penelope ochrogaster).
Conheça as RPPNs onde você pode fazer Ecoturismo Sustentável no Cantão!